(11) 5677-4949

Contabilidade para Arquitetos e Escritório de Arquitetura em São Paulo

Leitura

A busca por qualidade de vida transformou a concepção dos brasileiros sobre habitação e lazer. Cada vez mais as pessoas buscam nos ambientes que frequentam uma extensão de seus estilos de vida, satisfação de seu senso estético e máximo conforto 

Seja para o aconchego do quarto depois de um exaustivo dia de trabalho, um restaurante para reabastecer as energias na interjornada ou para os momentos de confraternização no sábado à noite, os indivíduos procuram identidade com o ambiente em que se inserem. 

Essa nova cultura vem impulsionando o mercado de arquitetura e urbanismo, que cresceu 5,4% no Brasil só em 2022.

Entretanto, o Arquiteto acaba enfrentando os desafios de realizar um bom atendimento, elaborar projetos que encantem seus clientes e ainda lidar com a precificação de serviços, gestão tributária e organização das contas. 

Por isso, neste post vamos abordar a importância da contabilidade para Arquitetos e Escritório de Arquitetura em uma metrópole que reúne clientes com paladar cultural tão diverso como em São Paulo. 

Boa Leitura!

Quais as exigências para se tornar um arquiteto em São Paulo?

Arquitetos são Profissionais Liberais. Estes, ocupam atividades que demandam uma formação específica – seja técnica ou superior – e o devido registro no Conselho Profissional de Classe correspondente.

No caso de arquitetos, é o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do estado de São Paulo  (CAU/SP)  

A profissão do Arquiteto e Urbanista é regulamentada pela Lei n° 12.378. Deste modo, conforme previsto pelas normas da lei e pelo estatuto da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL).

Para o exercício das atividades profissionais na área é obrigatório possuir diploma de bacharel em Arquitetura emitido por instituição reconhecida pelo MEC.

Confira, agora, as opções para abrir PJ para Arquitetos e Escritório de Arquitetura em São Paulo. 

Qual o papel de uma contabilidade para Arquitetos e Escritório de Arquitetura em São Paulo?

Cumpridos os princípios legais para exercer a profissão, o arquiteto tem liberdade para escolher a forma de exercer sua profissão. 

Eles podem abrir um escritório de arquitetura  e empreender no formato pro-labore – seja de modo individual ou em modelo societário –, podem atuar de modo autônomo ou se vincular a uma empresa por meio de regime CLT.

Este leque se torna ainda mais amplo na economia diversificada da cidade de São Paulo

Para uma tomada de decisão assertiva, coerente com os recursos que o arquiteto possui para empreender, contar com o suporte de uma contabilidade especializada em seu ramo de atividade é um diferencial estratégico.

Para adquirir posicionamento em um mercado tão competitivo e ver o empreendimento crescer com saúde financeira. Confira, agora, de que modo uma contabilidade especializada no mercado de São Paulo pode contribuir para a formalização de  arquitetos e escritórios de Arquitetura na capital.

Quais os principais serviços de uma contabilidade para seu escritório de arquitetura em São Paulo?

Uma contabilidade irá realizar um diagnóstico dos objetivos de mercado e capital social disponível, para, assim, contribuir para que o empreendedor possa escolher o porte de empresa, modelo societário e regime de recolhimento de impostos da forma mais realista e com o menor impacto para os custos do negócio.

A única restrição é formalização como Microempreendedor Individual (MEI), que não contempla as chamadas atividades intelectuais em toda sua gama de possibilidades.

Regularização junto aos órgão de fiscalização 

Muitos empreendedores dão atenção ao processo de regulamentação de atividades no ato da abertura. Mas este processo precisa ser revisto periodicamente, pois os documentos têm validade, incorrendo em desajustes com as autoridades em caso de desatualização. 

Uma contabilidade para arquitetos contribui para:  

  • Registro nos órgãos de classe;
  • Registro das atividades econômicas no CNAE
  • Alvará, autorizações e certificados de inspeção;
  • Consulta de viabilidade, que verifica a disponibilidade do Nome escolhido e a compatibilidade das atividades com as normas e códigos de postura do município, dentre outros. 

Escolha da natureza jurídica

A definição da natureza jurídica é o momento em que o arquiteto define a estrutura da empresa, normas legais que irão determinar a flexibilidade de operações do negócio, bem como a participação de cada membro na sociedade, quando houver. 

Um suporte contábil para estabelecer as atividades do arquiteto ou para a montagem do escritório irá analisar os critérios que determinam a natureza ideal, como formato societário, capital social disponível, número de funcionários, dentre outros.

Definição do Regime Tributário

A definição assertiva do regime tributário é um dos pilares para a conformidade fiscal de qualquer negócio. Ele define quais impostos o arquiteto ou o escritório de Arquitetura precisa arcar e quais as taxas de alíquotas incidentes.

Deve ser definido tendo por base alguns indicadores da empresa, sendo o faturamento,  natureza jurídica e atividades exercidas e os principais deles.

Com a ajuda de uma contabilidade especializada, um arquiteto pode escolher entre: 

  • Simples Nacional, para faturamentos anuais de até R$81 Milhões;
  • Lucro Presumido, quando o faturamento for até R$ 78 Milhões ao ano.
  • Lucro real, obrigatório para ganhos acima das faixas previstas.

Além disso, uma contabilidade irá definir um calendário para liquidação de tributos, garantindo pontualidade nas entregas, assertividade no cumprimento de obrigações tributárias e captação de eventuais benefícios fiscais disponíveis na cidade de São Paulo.

Gestão das demandas administrativas e financeiras

Por fim, para que seja possível trabalhar com foco no core-business de Arquitetos e Escritório de Arquitetura, uma contabilidade assume a gestão e organização das finanças, como:

  • Gestão de fluxo de caixa e capital de giro;
  • Escrituração contábil;
  • Gestão de compras;
  • Suporte na precificação de serviços;
  • Controle de Notas Fiscais;
  • Conciliações bancárias;
  • E muito mais.

Agora que você já conhece todas as vantagens de contar com uma contabilidade especializada para Arquitetos e Escritório de Arquitetura em São Paulo, conheça uma equipe com especialização no assunto!

Obtenha o Suporte da Unicontábil!

Somos uma contabilidade especializada em Profissionais Liberais localizada em São Paulo – SP. 

Conte com nosso suporte especializado para obter os melhores resultados na gestão de tributos, conformidade fiscal e oportunizar o crescimento de seu negócio com credibilidade frente às autoridades e a Receita com o suporte Digital de uma equipe altamente capacitada e atendimento humanizado.

Entre em contato e conheça nossos serviços!

Gostou deste artigo? Leia mais em nosso blog e em nossas redes sociais!

Agregue mais ao seu conhecimento: Qual a importância da contabilidade para profissionais liberais? 

Compartilhe:

Abrir empresa Grátis

Com a Unicontábil você simplifica.

Aqui você economiza em tudo.

FALE CONOSCO

Trocar de Contador

Venha para a Unicontábil. Aqui sua empresa está segura.

Seu Contador Digital com atendimento humano.

FALE CONOSCO

Autor:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados