(11) 5677-4949

Qual a importância da contabilidade para profissionais liberais?

Leitura

Profissionais liberais usufruem de grande liberdade para atuar no mercado, mas fazer a melhor escolha de formalização do negócio pode ser mais desafiador nesse meio.

Isso porque, respeitadas as legislações necessárias, eles podem ser donos do próprio negócio, prestar serviços independentemente, trabalhar sob regime CLT, dentre outros. 

Como muitas vezes os próprios profissionais fazem a gestão de seus negócios sozinhos, pode ser bem difícil se dividir entre as complexidades da gestão de finanças e a administração do core business

Por isso, ter suporte de uma contabilidade será decisivo para ter um negócio organizado,  tomar decisões rápidas e eficientes, poupar recursos e realizar investimentos relevantes. Continue conosco e compreenda qual a importância da contabilidade para profissionais liberais

Entenda a diferença entre profissional liberal e autônomo

Muitas vezes tratados como sinônimos, profissionais convencionalmente definidos como liberais e autônomos são trabalhadores formalizados por meio de mecanismos jurídicos bastantes distintos entre si. 

Confira agora os principais fatores que os diferenciam.

Profissional Liberal 

Profissionais liberais são aqueles que, para o devido exercício de suas atividades,  precisam consolidar uma formação técnica ou acadêmica — o chamado ensino superior —  e devem completar a regularização de suas ocupações por meio de vinculação a um órgão de Conselho Profissional de Classe regulamentador de sua profissão.

Por suas atividades serem classificadas como de natureza intelectual, a integralidade da profissão não pode ser enquadrada no modelo de formalização de Microempreendedor individual — embora algumas atividades de determinadas áreas possam ser encaixadas nesse modelo, desde que o profissional se limite ao exercício destas em isolado.  

As diretrizes que definem o profissional liberal são discriminadas no Estatuto da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL). 

Autônomos 

Atualmente regidos pela (Lei 13.467/17), autônomos são aqueles que trabalham com a prestação de serviços ou por unidade de produto — modalidade também conhecida como trabalho por produção — ou seja: situação em que o profissional confecciona, manufatura ou fabrica um determinado produto e recebe pelo trabalho na ocasião da entrega deste bem tangível.

O tipo de atividade exercida pelo autônomo não exige deste trabalhador nenhuma formação específica. Também não gera relação de subordinação nem vínculo empregatício com os tomadores de serviços. A relação se dá por contrato de trabalho preestabelecido.

Como a contabilidade auxilia profissionais liberais

Para o profissional liberal, a forma como a tributação recai sobre seus negócios depende, em grande medida, da maneira como a empresa é formalizada. Os profissionais liberais podem atuar como pessoa física ou em diversas modalidades de pessoa jurídica.

Entretanto, vale ressaltar que o exercício das atividades como pessoa física incorre em uma série de desvantagens, como tributação sobre o imposto de renda para pessoa física — com alíquotas bem mais elevadas — e limitações como impossibilidade de emissão de nota fiscal, participação em licitações ou prestação de atendimentos a empresas de grande porte.

Deste modo, na hora de formalizar o negócio, uma série de fatores devem ser considerados, tais como:

  • Capital social a ser investido;
  • Porte empresarial;
  • Modelo societário; 
  • Atividades exercidas;
  • Faturamento médio anual, dentre outros. 

Estes fatores incidirão sobre duas classificações fundamentais do negócio: a natureza jurídica e o regime tributário, que, juntos, determinam fatores como as regras a que o negócio deverá respeitar, as normas internas e os impostos a serem recolhidos, bem como suas alíquotas. 

Uma contabilidade com conhecimento na área de atuação do profissional liberal pode simplificar este processo e garantir muito mais assertividade aos negócios.

Por meio de uma análise pormenorizada dos indicadores de desempenho dos negócios, a contabilidade garante ao empreendedor o melhor enquadramento fiscal para a empresa, com o menor custo e oportunidades de crescimento.

Em paralelo, garante ao profissional liberal liberdade para focar nas atividades de mercado de seu negócio.

Benefícios da contabilidade para profissionais liberais

Com uma contabilidade especializada nas demandas do profissional liberal, sua empresa usufrui dos seguintes benefícios: 

  • Organização e pontualidade na quitação de tributos;
  • Cálculo tributário e entrega de obrigações acessórias;
  • Controle do fluxo de caixa;
  • Gestão do capital de giro;
  • Suporte na precificação;
  • Elaboração do Balanço Patrimonial e Demonstração do resultado do Exercício (DRE), duas obrigações tributárias fundamentais à qualquer negócio, (com exceção do MEI), dentre outros.

Conte com o apoio de uma contabilidade especializada no atendimento a profissionais liberais e autônomos

Consultoria Contábil

Assim como o território tributário pode ser complexo de ser gerido sem o suporte de um especialista, gerir as economias do negócio sem as ferramentas adequadas pode levar o empreendedor a situação de falso-ganho. 

Deste modo, com uma consultoria contábil o empreendedor não precisa se dividir entre a gestão das finanças e a administração das atividades centrais do negócio.

Conte a presença de especialistas para dar suporte nas tomadas de decisão, com base em análises precisas de desempenho econômico do negócio, por meio de indicadores de desempenho eficazes, balizando projeções para o futuro dos negócios.

Planejamento tributário

Todo o compliance fiscal de um negócio para profissionais liberais é garantido por meio do planejamento tributário. Além de estar na fundamentação da empresa, definindo o regime de tributação e definindo as obrigações fiscais do negócio, participando da rotina administrativa. 

Assim, contribui para a redução de impostos nas rotinas do negócio, o cumprimento de obrigações acessórias, na criação de um calendário tributário e na elaboração de estratégias que mantenham a empresa em enquadramento fiscal à medida que cresce e aumenta o faturamento. 

Registro em órgãos de classe e serviços em órgãos governamentais 

Mais do que as burocracias que negócios em geral precisam atravessar para se formalizarem, um profissional liberal precisa ainda se registrar nos órgãos de competência que regem sua profissão e emitir licenças especiais.

Neste momento, uma contabilidade auxiliará na:

  • Escolha a natureza jurídica;
  • Definição o regime tributário;
  • Enquadramento na Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) YQe adequado para empresa;
  • Abertura de CNPJ;
  • Registros de conselhos de classes e emissão de certificados, alvarás e autorizações necessários para o bom funcionamento dos negócios.

Além disso, o suporte de uma contabilidade para profissionais liberais, contribuirá para a criação de um plano de negócios bem estruturado.

Confira como a Unicontábil auxilia no crescimento dos profissionais liberais

Precisa de ajuda para organizar seu negócio, como profissional liberam fortalecer o nome de sua marca e obter muito mais lucratividade? Conheça os serviços da Unicontábil!

Somos uma empresa especializada na prestação de suporte digital garantindo muito mais dinamismo, porém focados no atendimento 100% humanizado.

Entre o nosso hub de soluções está a contabilidade para profissionais liberais, com equipes capacitadas nos maiores desafios para o setor.

Conheça nossos serviços e tenha ainda mais sucesso no seu mercado! Gostou deste conteúdo? Temos muitas outras dicas de sucesso em nosso blog e em nossas redes sociais!

Leia mais: Empresas de serviços que sofrem influência do Fator R

Compartilhe:

Abrir empresa Grátis

Com a Unicontábil você simplifica.

Aqui você economiza em tudo.

FALE CONOSCO

Trocar de Contador

Venha para a Unicontábil. Aqui sua empresa está segura.

Seu Contador Digital com atendimento humano.

FALE CONOSCO

Autor:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados