(11) 5677-4949

Contabilidade para Médicos e Profissionais de Saúde em São Paulo: Entenda como funciona

Leitura

O Brasil é dono de um setor de saúde considerado o 8º maior do mundo. Com cerca 6,6 milhões de profissionais de saúde, segundo dados do Ministério da Saúde, o faturamento do setor chegou a cerca de R$ 315 bilhões só em 2021.

Inseridas neste contexto, estão diversos profissionais de saúde que realizam a administração do próprio negócio e atuam na condição de prestadores de serviço, em busca de mais flexibilidade, crescimento e autonomia profissional.

Apesar de o nicho do ramo ser lucrativo, médicos e profissionais de saúde lidam com um ramo de alta demanda e complexidade, deixando pouca margem para gestão administrativa.

No estado de São Paulo a situação é agravada pelo fato de as cidades do interior ainda enfrentarem a escassez de unidades, sobrecarregando os atendimentos na capital, o que pode resultar em desorganização econômica, um dos principais fatores do fechamento precoce de negócios no Brasil.

Por isso, neste artigo, nossos especialistas irão abordar a importância da contabilidade para médicos e profissionais de saúde em São Paulo.

Continue a leitura e entenda como funciona. 

Como funciona a gestão financeira para clínicas médicas?

A contabilidade para médicos e profissionais de saúde em São Paulo consiste no suporte especializado para organização interna de rotinas econômicas e preparação para um melhor equilíbrio das contas, bem como para uma maior pontualidade na liquidação de obrigações financeiras.

Do ponto de vista operacional, o auxílio de profissionais especializados em contabilidade para médicos e profissionais de saúde em São Paulo contribui para uma expressiva diminuição de custos, otimização do desempenho administrativo e consequente desobrigação dos gestores de atividades deste gênero.

Assim, o médico titular ganha em tempo livre para o planejamento estratégico de ações que tangem ao core business dos serviços de saúde. A contabilidade para médicos e profissionais de saúde em São Paulo contribui de modo técnico para o crescimento da clínica.

Estes profissionais podem realizar planejamentos orçamentários para a empresa a partir de indicadores financeiros detalhadamente estudados. Isso contribui para uma visão muito mais empreendedora no campo dos investimentos, tomadas de decisão e destinação de recursos.

Confira a seguir: quais as principais ferramentas de negócios utilizadas na Contabilidade para Médicos e Profissionais da Saúde em São Paulo podem conferir mais lucratividade, equilíbrio das finanças e regularidade fiscal para negócios deste segmento. 

De que forma Contabilidade auxilia Médicos e Profissionais de Saúde em São Paulo?

Agora que você já tem um panorama da importância da gestão financeira para clínicas médicas como estratégia para otimização de seus desempenhos profissionais e redução de custos, confira quais os principais mecanismos organizacionais são aprimorados por meio deste serviço!

Gestão do fluxo de caixa 

A gestão de fluxo de caixa é uma das ferramentas de administração financeira de base para manter a clínica médica operando com saúde monetária.

Tal método consiste na apuração de todas as entradas e saídas de recursos monetários dos caixas dos negócios, a fim de obter resultados precisos de quanto a empresa faturou e quanto precisou ser retirado dos caixas para destinações diversas. 

Com uma contabilidade especializada para médicos e profissionais de saúde em São Paulo, essa análise é feita de modo periódico, sendo mais comum a apuração diária ou semanal, a fim de manter um controle rígido do desempenho econômico do negócio.

Controle os custos

A juntamente da gestão de fluxo de caixa para seus médicos e profissionais de saúde, vem o controle de custos, que também favorece que a gestão tenha uma visão clara que responde se ela opera com ganhos superiores aos dispêndios, assegurando que a empresa esteja sempre no azul. 

A partir da detecção da quantidade que evade dos caixas, é feito um mapeamento da destinação do capital. 

Os custos são divididos em duas categorias: 

  • Custos fixos: são aqueles que não sofrem variação em relação ao fluxo de vendas da clínica, como despesas com aluguel, folhas de pagamento e serviços de internet, por exemplo;
  • Custos variáveis: estão diretamente atrelados ao aumento ou diminuição do volume de serviços prestados pela clínica no período aferido. Exemplos: contas de energia, gastos com insumos e materiais, desgastes com manutenção de equipamentos, etc.

Organização de estoque 

O controle de custos leva ao controle de estoques, mecanismo que analisa a rotatividade de consumo de materiais, insumos e outros recursos de utilidade para estabelecimentos de saúde.

É uma ferramenta de grande relevância para que médicos e profissionais de saúde possam operacionalizar uma clínica ou consultório com assertividade nas finanças.

Com uma gestão de estoque pontual, é possível mitigar falhas usuais deste departamento como compra para além do necessário, perda de produtos em estoque — seja por armazenamento indevido ou vencimento da validade — esgotamento de materiais essenciais, ou falha na apuração de prioridades de compras para o momento dos negócios.

Ainda, uma gestão financeira para médicos e profissionais de saúde contribui para uma relação mais lucrativa com fornecedores, apurando os profissionais de melhor procedência e negociação de custos. 

Planejamento tributário para Médicos e Profissionais de Saúde 

Por fim, além de gerir as demandas essenciais para o bom funcionamento organizacional, uma contabilidade para médicos e profissionais de saúde em São Paulo contribui para a organização das finanças de modo mais estratégico.

Alguns exemplos são a criação de calendário para liquidação e obrigações previdenciárias, e obtenção dos chamados benefícios fiscais e a realização de projeções econômicas, balizando investimentos e tomadas de decisão mais rentáveis para a empresa.

Além disso, trabalha para promover a regularização do negócio à medida que ele cresce no mercado, por meio dos seguintes mecanismos: 

  • Escolha da natureza jurídica;
  • Porte empresarial;
  • Regime tributário;
  • Registro das atividades econômicas praticadas, dentre outros. 

Conte com o suporte da Unicontabil!

Agora que você já conhece a contabilidade para médicos e profissionais da Saúde em São Paulo, que tal conhecer profissionais referência no assunto?

Se o que você busca é garantia de um compliance financeiro que assegure a qualidade dos atendimentos prestados aos pacientes enquanto garante o crescimento sustentável dos negócios, obtenha o apoio da Unicontabil!

Com mais de 25 anos de atuação no mercado de São Paulo, somos especializados na garantia das melhores tomadas de decisão para sua empresa do ramo de saúde, com base em análises precisas de indicadores financeiros, da legislação tributária, jurídica e fiscal para seu negócio.

Entre em contato e conheça nossas soluções!

Gostou deste artigo?  Navegue em nosso blog e siga nossas redes sociais para mais dicas com esta!

Compartilhe:

Abrir empresa Grátis

Com a Unicontábil você simplifica.

Aqui você economiza em tudo.

FALE CONOSCO

Trocar de Contador

Venha para a Unicontábil. Aqui sua empresa está segura.

Seu Contador Digital com atendimento humano.

FALE CONOSCO

Autor:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados