O Brasil está entre os dez maiores mercados de saúde do planeta, com uma parcela de cerca de 84% da população estando preocupada com rotinas de autocuidado e prevenção de doenças.
O crescimento de estabelecimentos de saúde atingiu 13,6% no Brasil, mesmo durante a crise econômica de 2020. Associado aos cuidados com beleza e estética – que bateram um aumento de 390% em 2022 –, o cenário é próspero para o sucesso no segmento de clínicas.
Entretanto, os desafios para estes negócios é consolidar a gestão de tributos de modo assertivo enquanto se cuida de prontuários, compra de insumos e atendimento de qualidade.
Por isso, nossos consultores separaram as melhores dicas para você ter sucesso com o planejamento tributário para obter mais organização interna e credibilidade frente ao mercado.
Boa leitura!
O que é o planejamento tributário para clínicas?
O planejamento tributário consiste em um agrupamento de estratégias que buscam estabelecer meios para que uma empresa alcance o compliance fiscal com organização interna e baixa carga tributária.
O objetivo é que a conformidade com o Fisco e com as autoridades fiscalizadoras seja alcançada sem que, para isso, aumente os custos operacionais com investimento em mais contratações ou outras soluções caras e pouco eficazes.
Com o auxílio de ERPs, ferramentas tecnológicas que centralizam informações de áreas estratégicas de sua clínica e integram processos e informações – reduzem custos e implementam a comunicação intersetorial, garantindo muito mais transparência e eficiência na gestão de tributos.
Continue a leitura para compreender como isso é feito.
Como um planejamento tributário previne falhas na gestão de tributos em sua clínica?
Geralmente realizado por contabilidades especializadas neste processo, o planejamento tributário cria mecanismos estratégicos para melhoria de desempenho tanto no nível administrativo quanto no gerencial.
Desse modo, um planejamento tributário começa por garantir o melhor enquadramento fiscal e a regularização de sua clínica.
Feito isso, realiza uma apuração dos objetivos de mercado, atividades principais e legislação que rege o setor para aplicar metodologias eficientes de controle e redução de impostos.
Para tanto, cria e revisa processos inteligentes para gestão tributária, confira os métodos que compõem etapas do planejamento tributário.
Planejamento tributário operacional
O planejamento tributário operacional se foca no desempenho de atividades de gestão tributária do dia a dia, com vistas a melhoria do desempenho das equipes e organização de processos internos.
Avalia de que forma está estruturada a apuração e pagamento de impostos, a realização de atividades relacionadas a regularização da empresa, escrituração fiscal, cumprimento de obrigações acessórias e controle de notas fiscais, dentre outras atividades.
Redesenha fluxos com vistas a diminuição de custos, aumento de eficiência e mitigação de gargalos.
Planejamento Tributário Preventivo
O preventivo é uma espécie de continuidade da etapa anterior. Após mapear processos e criar estratégias para tornar a execução de atividade mais simples e eficaz, o planejamento tributário preventivo visa antecipar cálculos de custos e prazos, evitando atraso ou apurações imprecisas.
Planejamento tributário corretivo
O processo corretivo entra em cena quando o erro foi detectado, mas não se identifica com precisão a origem do problema.
Contadores experientes neste processo fazem um check-up profundo das metodologias de gestão dos impostos para identificar brechas no processo e criar soluções com rapidez.
Como um planejamento tributário para clínicas é implementado?
Como abordado, a implementação de um planejamento tributário eficiente para clínicas passa por algumas etapas que visam estruturar um ambiente organizado e encaixar a empresa em um contexto em que se possa cumprir todas as obrigações fiscais para o devido funcionamento do negócio, porém com custos enxutos.
Acompanhe para compreender.
Escolha de um regime tributário
O regime tributário é um pilar da construção de um planejamento de tributos. Ele é o mecanismo fiscal regulatório que define quais os tributos pertinentes à sua clínica, e o índice das alíquotas incidentes.
Os principais fatores que determinam o regime tributário são a natureza jurídica, atividades exercidas e, sobretudo, o faturamento
Como o microempreendedor Individual (MEI) não é um modelo disponível para as atividades regulamentadas pelos conselhos de classes, normalmente ele não contempla clínicas.
Deste modo, as formalizações possíveis para sua empresa, são:
- Simples Nacional – para faturamentos até R$4,8 Milhões ao ano,
- Lucro Presumido – para clínicas que faturem até 78 milhões anuais;
- Lucro Real – obrigatório para valores acima de 78 milhões ao ano.
Criação de um calendário de impostos
Mesmo com um enquadramento tributário inteligente, que promova a incidência de alíquotas ajustadas à realidade econômica da clínica, muitos empreendedores ainda enfrentam problemas como multas e juros – ou eventuais sanções mais severas – por ingerências com as obrigações tributárias, levando à inadimplência frente ao Fisco.
Com um planejamento tributário bem delineado para as necessidades de uma clínica, o gestor conta com o pagamento pontual: nem após o prazo, nem indevidamente antecipado – salvo quando for para ter acesso a vantagens fiscais – situação que pode comprometer capital de giro.
Captação de Benefícios fiscais
Por falar em benefícios fiscais, estes são incentivos disponibilizados pelas diferentes esferas do governo e visam reduzir ou eliminar certos tributos a partir de práticas assumidas pela clínica que favoreçam a administração pública ou setores estratégicos da sociedade, como educação, desenvolvimento ou cultura.
Um planejamento tributário identifica os disponíveis para sua clínica, considerando seu modelo de negócio, regime tributário e região.
Agora que você já conhece a importância de um planejamento tributário para clínicas, obtenha o suporte de uma contabilidade especializada!
Conte com o suporte da Unicontabil!
A Unicontabil é uma contabilidade digital localizada em São Paulo com mais de 25 anos de mercado.
Somos especializados em contabilidade para médicos e profissionais liberais. Com este hub de serviços, cobrimos as principais necessidades para a conformidade fiscal de uma clínica.
Entre em contato e conheça nossas soluções!
Gostou deste artigo? Navegue em nosso blog e siga nossas redes sociais para mais dicas com esta!
Leia também: Contabilidade para Médicos e Profissionais de Saúde em São Paulo: Entenda como funciona