(11) 5677-4949

Planejamento Tributário para Clínicas: Dicas essenciais para o sucesso

Leitura

O Brasil está entre os dez maiores mercados de saúde do planeta, com uma parcela de cerca de 84% da população estando preocupada com rotinas de autocuidado e prevenção de doenças. 

O crescimento de estabelecimentos de saúde atingiu 13,6% no Brasil, mesmo durante a crise econômica de 2020. Associado aos cuidados com beleza e estética – que bateram um aumento de 390% em 2022 –, o cenário é próspero para o sucesso no segmento de clínicas.

Entretanto, os desafios para estes negócios é consolidar a gestão de tributos de modo assertivo enquanto se cuida de prontuários, compra de insumos e atendimento de qualidade.

Por isso, nossos consultores separaram as melhores dicas para você ter sucesso com o planejamento tributário para obter mais organização interna e credibilidade frente ao mercado. 

Boa leitura!

O que é o planejamento tributário para clínicas?

O planejamento tributário consiste em um agrupamento de estratégias que buscam estabelecer meios para que uma empresa alcance o compliance fiscal com organização interna e baixa carga tributária.

O objetivo é que a conformidade com o Fisco e com as autoridades fiscalizadoras seja alcançada sem que, para isso, aumente os custos operacionais com investimento em mais contratações ou outras soluções caras e pouco eficazes.

Com o auxílio de ERPs, ferramentas tecnológicas que centralizam informações de áreas estratégicas de sua clínica e integram processos e informações – reduzem custos e implementam a comunicação intersetorial, garantindo muito mais transparência e eficiência na gestão de tributos. 

Continue a leitura para compreender como isso é feito.

Como um planejamento tributário previne falhas na gestão de tributos em sua clínica?

Geralmente realizado por contabilidades especializadas neste processo, o planejamento tributário cria mecanismos estratégicos para melhoria de desempenho tanto no nível administrativo quanto no gerencial. 

Desse modo, um planejamento tributário começa por garantir o melhor enquadramento fiscal e a regularização de sua clínica. 

Feito isso, realiza uma apuração dos objetivos de mercado, atividades principais e legislação que rege o setor para aplicar metodologias eficientes de controle e redução de impostos. 

Para tanto, cria e revisa processos inteligentes para gestão tributária, confira os métodos que compõem etapas do planejamento tributário.

Planejamento tributário operacional

O planejamento tributário operacional se foca no desempenho de atividades de gestão tributária do dia a dia, com vistas a melhoria do desempenho das equipes e organização de processos internos.

Avalia de que forma está estruturada a apuração e pagamento de impostos, a realização de atividades relacionadas a regularização da empresa, escrituração fiscal, cumprimento de obrigações acessórias e controle de notas fiscais, dentre outras atividades.

Redesenha fluxos com vistas a diminuição de custos, aumento de eficiência e mitigação de gargalos.

Planejamento Tributário Preventivo

O preventivo é uma espécie de continuidade da etapa anterior. Após mapear processos e criar estratégias para tornar a execução de atividade mais simples e eficaz, o planejamento tributário preventivo visa antecipar cálculos de custos e prazos, evitando atraso ou apurações imprecisas. 

Planejamento tributário corretivo

O processo corretivo entra em cena quando o erro foi detectado, mas não se identifica com precisão a origem do problema. 

Contadores experientes neste processo fazem um check-up profundo das metodologias de gestão dos impostos para identificar brechas no processo e criar soluções com rapidez.

Como um planejamento tributário para clínicas é implementado?

Como abordado, a implementação de um planejamento tributário eficiente para clínicas  passa por algumas etapas que visam estruturar um ambiente organizado e encaixar a empresa em um contexto em que se possa cumprir todas as obrigações fiscais para o devido funcionamento do negócio, porém com custos enxutos. 

Acompanhe para compreender.

Escolha de um regime tributário

O regime tributário é um pilar da construção de um planejamento de tributos. Ele é o mecanismo fiscal regulatório que define quais os tributos pertinentes à sua clínica, e o índice das alíquotas incidentes. 

Os principais fatores que determinam o regime tributário são a natureza jurídica, atividades exercidas e, sobretudo, o faturamento

Como o microempreendedor Individual (MEI) não é um modelo disponível para as atividades regulamentadas pelos conselhos de classes, normalmente ele não contempla clínicas.

Deste modo, as formalizações possíveis para sua empresa, são:

  • Simples Nacional – para faturamentos até R$4,8 Milhões ao ano,
  • Lucro Presumido – para clínicas que faturem até  78 milhões anuais;
  • Lucro Real – obrigatório para valores acima de  78 milhões ao ano.

Criação de um calendário de impostos 

Mesmo com um enquadramento tributário inteligente, que promova a incidência de alíquotas ajustadas à realidade econômica da clínica, muitos empreendedores ainda enfrentam problemas como multas e juros – ou eventuais sanções mais severas – por ingerências com as obrigações tributárias, levando à inadimplência frente ao Fisco.

Com um planejamento tributário bem delineado para as necessidades de uma clínica, o gestor conta com o pagamento pontual: nem após o prazo, nem indevidamente antecipado – salvo quando for para ter acesso a vantagens fiscais – situação que pode comprometer capital de giro.

Captação de Benefícios fiscais

Por falar em benefícios fiscais, estes são incentivos disponibilizados pelas diferentes esferas do governo e visam reduzir ou eliminar certos tributos a partir de práticas assumidas pela clínica que favoreçam a administração pública ou setores estratégicos da sociedade, como educação, desenvolvimento ou cultura. 

Um planejamento tributário identifica os disponíveis para sua clínica, considerando seu modelo de negócio, regime tributário e região.

Agora que você  já conhece a importância de um planejamento tributário para clínicas, obtenha o suporte de uma contabilidade especializada!

Conte com o suporte da Unicontabil!

A Unicontabil é uma contabilidade digital localizada em São Paulo com mais de 25 anos de mercado.

Somos especializados em contabilidade para médicos e profissionais liberais. Com este hub de serviços, cobrimos as principais necessidades para a conformidade fiscal de uma clínica.

Entre em contato e conheça nossas soluções!

Gostou deste artigo?  Navegue em nosso blog e siga nossas redes sociais para mais dicas com esta!

Leia também: Contabilidade para Médicos e Profissionais de Saúde em São Paulo: Entenda como funciona

Compartilhe:

Abrir empresa Grátis

Com a Unicontábil você simplifica.

Aqui você economiza em tudo.

FALE CONOSCO

Trocar de Contador

Venha para a Unicontábil. Aqui sua empresa está segura.

Seu Contador Digital com atendimento humano.

FALE CONOSCO

Autor:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados