(11) 5677-4949

Tudo que você precisa saber para Abrir uma Imobiliária em São Paulo

Leitura

Se você tem interesse em empreender no setor imobiliário em São Paulo, abrir uma imobiliária pode ser uma ótima opção. Na capital paulista, foram mais de 70.610 unidades vendidas só no apurado de março de 2022 a fevereiro de 2023, com um aumento de 37% no rentável mercado de superluxo. 

Além disso, a cidade trabalha com políticas que facilitam a abertura de novos negócios – como o Programa Balcão Único –  reduzindo muito as burocracias e o tempo para colocar sua imobiliária para funcionar em São Paulo.

No entanto, tantos benefícios colocam a cidade no radar dos maiores players do mercado e, por isso,  é preciso estar preparado para enfrentar desafios e se destacar nesse mercado cada vez mais competitivo.

Neste artigo, apresentaremos tudo o que você precisa saber para abrir uma imobiliária em São Paulo e ter sucesso nos negócios.

Qual o papel de uma contabilidade na abertura de uma Imobiliária em São Paulo?

A contabilidade desempenha um papel fundamental na abertura de empresas, ao auxiliar em diversas etapas do processo, desde a análise da viabilidade econômica até a obtenção de licenças e alvarás necessários para o funcionamento da empresa. Confira algumas das principais atividades desempenhadas pela contabilidade durante a abertura de empresas:

Com a assessoria de uma contabilidade especializada, a abertura de uma empresa pode ser feita de forma mais eficiente e segura, garantindo que todos os procedimentos estejam conforme as exigências legais, evitando problemas futuros.

A importância do planejamento na abertura de uma imobiliária

Abrir uma imobiliária em São Paulo pode ser um processo desafiador, mas com as informações e orientações corretas, é possível ter sucesso nesse empreendimento. 

Concluir o processo de modo ágil, seguro e com assertividade, requer planejamento e organização. Antes de iniciar as atividades, é importante definir alguns aspectos essenciais, tais como:

  • Tipo de imóveis que serão comercializados;
  • Público-alvo da empresa;
  • Localização do escritório;
  • Estruturação da equipe de trabalho;
  • Procedimentos legais para a abertura da empresa.
  • Definidos esses pontos, é possível dar início ao processo de abertura da imobiliária. Para isso, é necessário seguir alguns procedimentos legais específicos.

Quais os procedimentos legais para abrir uma imobiliária em São Paulo?

Abrir uma Imobiliária em São Paulo de forma assertiva, é fundamental para garantir segurança jurídica e transparência nos negócios.

A regularização de sua imobiliária permite a emissão de notas fiscais, contratação de funcionários, participação em licitações, entre outras atividades essenciais para o funcionamento de um negócio.

Além disso, a regularização evita multas e sanções por parte dos órgãos fiscalizadores e garante maior credibilidade junto aos clientes e parceiros de negócios.

Para abrir uma imobiliária em São Paulo, é necessário seguir os seguintes procedimentos:

  • Consulta de viabilidade: analisa-se a disponibilidade do nome escolhido e  a compatibilidade da atividade pretendida com o local onde será instalada a empresa, através da Prefeitura Municipal da cidade;
  • Registro da empresa na Junta Comercial: é necessário registrar a empresa na Junta Comercial do Estado de São Paulo para que ela tenha personalidade jurídica;
  • Inscrição no CNPJ: o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) deve ser obtido junto à Receita Federal;
  • Registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI): a empresa deve ser registrada no CRECI para que possa atuar como imobiliária. Para isso, é necessário ter um corretor de imóveis responsável técnico pela empresa;
  • Para abrir uma imobiliária em São Paulo é necessário realizar o cadastro da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), que define a natureza da atividade da empresa e a tributação adequada;
  • Obtenção do alvará de funcionamento – o alvará de funcionamento é obtido na Prefeitura Municipal da cidade onde a imobiliária será instalada;
  • Registro na Secretaria da Fazenda – a empresa deve ser registrada na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo para obtenção da Inscrição Estadual.

Existem ainda diversos outros certificados e autorizações que podem fazer parte do processo, a depender do tipo de atividade que sua imobiliária irá exercer em São Paulo

Neste artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber para abrir uma imobiliária em São Paulo, desde as etapas do processo de abertura até as obrigações fiscais e tributárias que devem ser cumpridas.

Para abrir uma Imobiliária em São Paulo, se destacar da concorrência e oferecer um serviço de qualidade aos clientes,  é importante investir em um suporte com conhecimento e capacitação. 

Conte com a UniContábil para Abertura de Imobiliárias em São Paulo!

Planejando abrir uma imobiliária em São Paulo? A UniContabil é sua parceira ideal para facilitar esse processo e garantir o sucesso do seu empreendimento no mercado imobiliário.

Entre em contato conosco e descubra como nossa expertise em contabilidade pode ajudá-lo a abrir e gerenciar sua imobiliária de forma eficiente e rentável.

Nossos profissionais capacitados estão prontos para oferecer soluções contábeis personalizadas para atender às necessidades do seu negócio.

Além disso, acesse nosso blog e siga nossas redes sociais para obter informações valiosas sobre o setor imobiliário, dicas de gestão e tendências do mercado.

Junte-se à nossa comunidade de empreendedores e aproveite o conteúdo de qualidade que compartilhamos para o crescimento do seu negócio! Leia também: Contabilidade para imobiliárias em São Paulo: Aprenda como melhorar sua gestão

Compartilhe:

Abrir empresa Grátis

Com a Unicontábil você simplifica.

Aqui você economiza em tudo.

FALE CONOSCO

Trocar de Contador

Venha para a Unicontábil. Aqui sua empresa está segura.

Seu Contador Digital com atendimento humano.

FALE CONOSCO

Autor:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados