(11) 5677-4949

Pensando em Abrir Empresa em São Paulo-SP? Conheça o passo a passo

Leitura

Muitos são os empreendedores que desejam uma oportunidade no aquecido mercado da cidade de São Paulo-SP. A capital paulista é a 17ª cidade mais rica do mundo, e a competição não se restringe a negócios locais, e está nos holofotes de grandes marcas nacionais e internacionais.

Deste modo, para prosperar na economia da cidade, o empresário precisa ser estratégico, visando se destacar da concorrência e aproveitar as oportunidades que a capital oferece. 

Isso porque ela possui programa como o Empreenda Fácil e o Via Rápida, criados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo para facilitar a abertura de negócios. Porém, para tal, demanda conformidade contábil e fiscal para que tudo ocorra com rapidez e assertividade.

Ter um empreendimento organizado também é a chave para a sobrevida no mercado local: só em janeiro de 2023, foram abertos 21.292 novos negócios, e quem tropeça na gestão é rapidamente ofuscado por concorrentes mais dedicados. 

Portanto, se você está pensando em abrir empresa em São Paulo-SP, confira o passo a passo que nossos consultores prepararam para você obter o melhor resultado, desde os primeiros momentos do negócio. 

Boa leitura!

Quais as vantagens de abrir uma empresa em São Paulo?

São Paulo movimenta, em média, 10% de todo o PIB do Brasil, consolidando-se como um palco de oportunidades para empresas estratégicas alcançarem escalabilidade nos negócios. 

Parte disso se dá em razão dos projetos de estímulo ao empreendedorismo que a cidade oferece, como os já citados programas que reduzem o tempo de abertura médio das empresas, que passa de 100 para cerca de 3 dias, além de incentivos ao crescimento de novos negócios

Isso sem falar na facilidade de emissão de notas fiscais, graças às facilidades criadas pelo governo estadual, impulsionando as vendas de quem comercializa na cidade, com o programa Nota Fiscal Paulista (NFP).

Entretanto, todas essas possibilidades só são acessíveis para negócios devidamente formalizados, regularizados e em concordância fiscal, garantias que só são possíveis com a devida conformidade na hora de abrir empresa em São Paulo

Confira agora as dicas que separamos para você. 

Consulta prévia

Este processo envolve a análise da disponibilidade do nome comercial adotado e do local onde a sua empresa irá funcionar. Solicitado via Redesim-SP, apura se há conformidade entre endereço e a atividade exercida.

Isso pode ocorrer devido às normas de zoneamento, que podem impedir certas atividades por questões ligadas à incolumidade pública (condição de estar livre de perigo ou dano na atividade). 

Registro do contrato social 

O contrato social é um documento indispensável para abrir empresa em São Paulo-SP. Informa todos os dados básicos sobre o empreendimento e seus membros societários e confere reconhecimento público ao negócio.

Deve ser registrado na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), e reunir as seguintes informações:

  • Dados pessoais dos sócios;
  • Deveres e direitos de cada membro;
  • Capital social investido;
  • Segmento do negócio;
  • Endereço da sede da companhia.

Coleta de dados

A coleta de dados também ocorre via Redesim, por meio de um número emitido na consulta prévia. 

Após a aprovação, será gerado o Documento Básico de Entrada (DBE) do CNPJ. Ele é utilizado em processos como inscrição, alteração de cadastro, baixa, da empresa, dentre outros.

Receita Federal

Após apurados os dados para você abrir empresa em São Paulo-SP, a Receita Federal irá emitir o seu CNPJ. Com ele sua empresa estará pronta para emitir notas fiscais.

Registro Municipal e desbloqueio do CCM

O Cadastro de Contribuintes Mobiliários é feito por meio do Portal do CCM. Trata-se de um documento da Secretaria da Fazenda do Município de São Paulo, obrigatório a quaisquer empresas que desejam exercem atividade na cidade de São Paulo-SP.

Licenciamento

O processo varia conforme o porte, o tipo de atividade exercida e o local onde a empresa está instalada. Nesta etapa de abertura de empresas em São Paulo-SP, serão verificados quais documentos de autorização de atividades precisam ser emitidos. 

Entretanto, alguns são obrigatórios a qualquer negócio, como: 

  • Alvará de funcionamento e localização;
  • Licença da Vigilância Sanitária e visto inspeção do Corpo de Bombeiros, para estabelecimentos físicos;
  • Licença de operação. 

Conte com o suporte da Unicontabil!

Agora que você já compreende quais são as principais obrigações para abrir uma empresa em São Paulo, que tal contar com uma contabilidade especializada nas legislações locais para a máxima assertividade nos negócios?

A Unicontabil é uma contabilidade que une a precisão das metodologias tradicionais da ciência contábil a métodos ágeis e ferramentas tecnológicas que otimizam o desempenho operacional, administrativo, financeiro e fiscal de qualquer negócio, acelerando o processo de crescimento de nossos clientes.

Com nossa ampla experiência na abertura e regularização de empresas, bem como na garantia da conformidade fiscal e legal na cidade de São Paulo-SP, sua empresa terá uma marca de referência junto a consumidores, parceiros e investidores.

Entre em contato e converse com um de nossos consultores!

Acesse nosso blog para mais conteúdos como este e nos siga nas redes sociais!

Leia também: Assessoria Contábil em São Paulo: Entenda como podemos te ajudar

Compartilhe:

Abrir empresa Grátis

Com a Unicontábil você simplifica.

Aqui você economiza em tudo.

FALE CONOSCO

Trocar de Contador

Venha para a Unicontábil. Aqui sua empresa está segura.

Seu Contador Digital com atendimento humano.

FALE CONOSCO

Autor:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/uniconta/public_html/wp-includes/functions.php on line 5420